Se você é motorista há pelo menos mais de dez anos, com certeza já deve ter pensado no quanto seria bom solicitar a CNH (cópias dela, no caso) sem ter que pagar nada por isso e assim, não correr risco de sair sem o documento.

Acertei?

Publicidade

No Brasil, é obrigatório que motoristas carreguem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) enquanto dirigem. No entanto, quem nunca saiu com o carro e só depois de estar longe de casa se lembrou que estava sem o documento e ficou com medo de pagar multa em caso de fiscalização?

A CNH é o documento que atesta a capacidade do condutor para dirigir veículos automotores. Pelas regras de trânsito, os motoristas devem portar a CNH original, sem rasuras ou danificações, e apresentá-la sempre que solicitado por autoridade de trânsito.

Caso o condutor seja flagrado dirigindo sem a CNH, poderá pagar multa e ter o veículo retido até a apresentação do documento.

Publicidade

A única alternativa – medida recente até no Brasil – é ter a CNH Digital. Uma solução fácil e sem custos, cuja exigência é que a pessoa tenha um celular.

Como solicitar sua CNH Digital

Solicitar CNH
Veja como solicitar a CNH Digital (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Antecipadamente, a CNH Digital existe desde 2017 e possui o mesmo valor do documento impresso. O acesso é feito por aplicativo instalado no celular.

Pode solicitar a versão digital toda CNH emitida após 2 de maio de 2017. Os documentos elegíveis possuem um código QR na sua parte interna.

Veja o passo a passo:

Publicidade
  1. Antes de tudo, você precisa fazer o cadastro no site do Governo Federal. Se você  já usou algum app do governo, como o da declaração do Imposto de Renda, você já deve ter esse cadastro;
  2. Faça o download do aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) – Baixe aqui em Android e iOS;
  3. Faça o login com as mesmas informações utilizadas no portal gov.br, incluindo CPF e senha. Em seguida, crie uma chave de acesso composta por quatro dígitos, necessária a cada acesso ao aplicativo;
  4. Após iniciar o aplicativo, clique em “Habilitação”. Selecione a opção “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  5. Em seguida, escolha uma das formas de autenticação para comprovar que você é o titular da habilitação. Opte pela opção “Validar pelo celular” para realizar a verificação facial;
  6. Complete as informações solicitadas e confirme os dados;
  7. Por fim, forneça seu número de celular para fins de validação
  8. Pronto! Você já tem uma CNH Digital.

Lembre-se: a adesão à CNH Digital não é obrigatória para motoristas que já possuem o documento impresso.

Contudo, saiba que a CNH Digital é reconhecida em todo o território nacional como documento oficial. E mais. Você consegue acesso ao documento mesmo sem conexão com a internet. Só precisa garantir que o celular tenha carga suficiente para abrir o app.

Leia também Você tem dinheiro parado no governo? Veja agora!

Gostou desse artigo? Continue navegando por aqui.

Publicidade