Sabia que as unhas podem dizer mais sobre sua saúde? Provavelmente ficaria surpresa com o que revelam certos sinais e anormalidades presentes nas unhas.

Por exemplo, a lúnula ou a parte esbranquiçada em meia-lua- localizada na base da unha – pode ser extremamente expressiva no que diz respeito à saúde.

A lunula é na verdade uma palavra de origem latina que significa lua pequena. A sua presença ou não nos diferentes dedos da mão tem cada um seu significado.

Publicidade

Qual deve ser a aparência da lúnula nas unhas?

Imagem (Fonte: Google)

A lúnula é um pequeno crescente branco ou marfim localizado na base da unha, é formada quando a produção das lâminas de queratina diminui.

A cor normal da lúnula é branca, isso se deve ao fato de que a quinta camada basal da epiderme está oculta sob as células sanguíneas.

Claro, a lúnula é muito pequena, ela representa apenas cerca de um quinto da unha. Geralmente é mais visível no polegar do que nas outras unhas. Normalmente branca, a lúnula pode, no entanto, em certos casos tender para o vermelho, amarelo ou mesmo azul.

Imagem (Fonte: Google)

É muito importante não danificar sua lúnula de forma alguma, ou sua unha inteira pode crescer deformada. Além disso, novas descobertas na medicina alternativa descobriram que sua lúnula pode revelar aspectos de sua saúde geral.

Publicidade

Aqui está o que a presença (ou ausência) de lúnula nas unhas revela:

Muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da lúnula. Alguns deles é nutrição, meio ambiente e boa forma. Quando há distúrbios, má absorção e má função digestiva, a lúnula pode murchar, diminuir e até mesmo desaparecer.

Imagem (Fonte: Google)

A redução ou desaparecimento da lúnula pode indicar as seguintes condições:

1. Se não houver lúnula no dedo mínimo, pode ter alguns problemas nos intestinos, pâncreas e fígado.

2. Se a lúnula no dedo anelar não estiver lá, pode ter alguns problemas com a glândula tireoide.

3. Se não houver lúnula no dedo médio, pode ter problemas de pressão arterial.

Publicidade

4. A redução ou sua ausência no dedo indicador indica problemas relacionados aos intestinos.

Imagem (Fonte: Google)

5. Se a lúnula estiver faltando no polegar, pode ter problemas psicológicos.

Significado das mudanças de cor da lúnula:

Como já explicado, quanto mais branca a lúnula, mais prova que está com boa saúde.

Se a lúnula for azulada, pode ser um sinal de diabetes ou doença de Wilson. Quando tende a ficar vermelha, a pessoa pode estar sofrendo de uma doença cardíaca.

A cor amarela de uma unha ou lúnula seria um sinal de fungo, ou onicomicose. A cor marfim ou branca da lúnula é um sinal de excelente saúde. Se a lúnula for pequena, geralmente é um sinal de indigestão devido ao metabolismo muito lento e ao acúmulo de toxinas no corpo.

Publicidade