De acordo com dados divulgados em 2023 pela Organização Mundial de Saúde, pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual. E as principais causas de comprometimento na visão são erros de refração e catarata.

O relatório da OMS aponta ainda que, em grande parte dos casos, a deficiência visual poderia ter sido evitada. Por isso, são tão importantes a prevenção e o acompanhamento contínuo.

No caso da catarata, além dos exames feitos em aparelhos convencionais nos consultórios, existe um sistema móvel chamado Peek (Portable Eye Examination Kit). Ele permite examinar os olhos utilizando a câmera de um smartphone.

Continua após a publicidade

O app tem sido usado, sobretudo, em locais distantes de centros de saúde mais equipados, por exemplo. De qualquer forma, somente médicos e outros profissionais de saúde devem utilizá-lo para um resultado adequado.

Mas, o que é exatamente a catarata?

A catarata é uma condição oftalmológica em que o cristalino – a lente natural do olho, responsável pela formação de imagens na retina – fica opaco. Com isso, a passagem de luz para a retina é dificultada e a visão fica embaçada.

Envelhecimento, fatores genéticos, algumas doenças (como diabetes), uso prolongado de medicamentos corticosteróides e traumas oculares são algumas de suas causas.

Como o Peek pode ajudar no diagnóstico de catarata?

O Peek tem três componentes: um aplicativo, um software para registro dos exames e gerenciamento dos pacientes, e um adaptador para integrar ao celular, para tirar fotos de alta qualidade da retina.

Basicamente, funciona assim: o médico aproxima a câmera do celular do olho do paciente e o app aciona o LED de flash para fazer a “leitura” para saber se a pessoa tem ou não catarata.

Aplicativo também faz teste de acuidade visual

Catarata
Foto: Facebook Peek Vision (@peekvision)

Além do diagnóstico de catarata, o Peek ajuda a verificar se o paciente precisa de óculos, mas o exame é um pouco diferente.

Lembra daquele exame de vista em que o médico projeta letras na parede em tamanhos que vão reduzindo, e pede para que identifiquemos? É muito semelhante.

Com o Peek, porém, o médico segura o smartphone a uma determinada distância e ativa o aplicativo para que ele exiba as letras, que vão diminuindo gradativamente.

Como é o tratamento de catarata?

Depois que o paciente passa pelo exame e recebe o diagnóstico de catarata, o médico indicará o tratamento adequado. Geralmente, envolve um procedimento cirúrgico para a retirar o cristalino, que é a lente natural do olho, e colocar uma lente artificial.

Antes da cirurgia, o paciente passa por um exame específico para medir a curvatura da córnea e o comprimento do olho. A finalidade é saber qual lente artificial deverá ser usada.

O tempo de cirurgia e de pós-operatório dependem da situação do cristalino antes da operação e de outras questões. Quando a cirurgia é simples, costuma ser rápida e o pós, igualmente tranquilo.

Geralmente, o pós-operatório inclui: repouso no dia da operação; uso de protetor ocular nos primeiros dias, para dormir; uso dos colírios antibióticos e anti-inflamatórios receitados pelo médico; cuidados com higiene; e evitar esforços nas primeiras semanas.

Conheça o Peek: Peek Vision

Leia também: 5 aplicativos para cuidar melhor da saúde

Continue acessando o Go Play News.