Todas sabem que o ódio é mútuo quando se trata de cólicas menstruais. Uma visita por mês é suficiente para aprender a amar ou odiar alguma coisa. Mas quando esse algo vem acompanhado de dor, a história é outra. E assim é essa coexistência com a menstruação.

Embora não sejam nada agradáveis, as cólicas menstruais são comuns. Acontece que, nesses dias, o útero sofre uma série de contrações para se desprender de suas paredes internas (endométrio), porque está há um mês sem óvulo fecundado e esse processo é naturalmente doloroso. Mas para tornar a situação mais suportável, aqui estão alguns remédios caseiros que você pode tentar:

Publicidade

# 1: Chá de Camomila

As principais propriedades desta erva são anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas. A camomila é conhecida por seu efeito relaxante. Durante a menstruação, um chá de camomila ajuda a relaxar e reduzir a inflamação dos músculos uterinos, reduzindo consideravelmente a dor.

A camomila sempre foi considerada um excelente remédio não só contra a insônia, mas por suas propriedades antiespasmódicas e relaxantes, inclusive contra o estresse, cólicas abdominais, má digestão e dores menstruais.

A camomila é uma planta da família Asteraceae. Conhecida desde a antiguidade por suas notáveis propriedades sedativas e calmantes, também tem efeitos hipoglicemiantes, úteis no caso de diabetes.

Publicidade

Na realidade, a planta não possui princípios ativos indutores de hipnose, como a maioria das ervas oficinais que se utilizam contra a insônia, mas, ao contrário, possui propriedades que permitem o relaxamento muscular, devido à presença em seu fito complexo de flavonoides e cumarina.

# 2: Água em abundância

A água é sempre o melhor remédio. Quanto mais você se acostumar a beber, mais saudável ficará. É sempre importante se hidratar, mas nesses dias precisa hidratar ainda mais para estimular o fluxo sanguíneo e diminuir o inchaço do útero. Além disso, a água pode ajudar a reduzir o período.

Publicidade

A água também ajuda a digerir e absorver os alimentos, regula a temperatura corporal, elimina toxinas e resíduos tóxicos, queima gordura, circula o sangue, protege os tecidos, órgãos e articulações e transporta nutrientes e oxigênio para as células.

A desidratação ou falta de água piora muitas doenças comuns, incluindo dores de cabeça, fadiga, alergias e dores musculares. Um corpo bem hidratado raramente sofre dessas doenças.

A água também faz você mais feliz. A hidratação promove o fluxo de nutrientes e hormônios em seu corpo. Isso possibilita uma melhor liberação de endorfinas, substâncias relacionadas à felicidade. Todo o corpo se beneficiará, mas também a mente ficará mais calma!

Publicidade