A retenção de líquido ocorre quando o corpo absorve de forma desnecessária a água, fazendo com que nossa aparência fique inchada causando desconforto nas áreas onde o líquido esta sendo retido.

Isso pode acontecer em todas as áreas do corpo, mas, comumente podemos encontrar retenção de líquido nas mãos, nos pés, seios, abdômen e perna.

Apesar de apresentarmos algumas maneiras para combater esse problema, é indicado que você primeiro consulte um médico.  Antes de tentar resolver o problema, precisa descobrir porque ocorre.

Publicidade

Mas se o seu caso de retenção se dá por algum medicamento que você está tomando, consulte um médico, afim de saber o que pode ser feito para amenizar os efeitos colaterais.

Depois de consultar um médico, você poderá enfim seguir esse passos abaixo:

Sempre se movimente durante o dia

Quando você possui um estilo de vida sedentário, ou então possui um emprego que fica sentado por muito tempo, é normal que com o tempo você desenvolva a retenção de liquido.

Isso acontece porque a gravidade atrai todo os fluidos para as extremidades inferiores do corpo.

Pra você diminuir esse efeito, é importante que você caminhe sempre que puder. O ato de estar sempre em movimento, ajuda na circulação, e faz com que os resíduos não fiquem parados.

Caminhar emagrece, desincha, controla pressão e tem mais 9 ações pouco faladas - VIX

Erga e faça compressões nos locais inchados.

É normal que no começo você fique preocupado com o inchaço nos pés e tornozelos, nesses casos você poderá elevar os membros que estão inchando.

Publicidade

Desse modo a própria gravidade estabilizará os fluidos .

Dormir com pernas elevadas reduz celulite e dá efeito de drenagem linfática, diz médico - VIX

Faça o uso constante de meias de compressão.

As meias de compressão são muito uteis. Você deve usa-la nas atividades que sentir mais inchaço nas pernas, pés ou tornozelos. A pressão feita pelas meias evita que os fluidos fiquem acumulados naquela região.

Essas meias ou meias-calças, são bem comuns e você pode facilmente encontra-las em casas de produtos de fisioterapia, bem como em lojas de esportes.

Meia elastica com pressao | Comprar no mais barato Extra

Massageie as partes do corpo que retém líquidos

Quando perceber que alguma região do seu corpo está sofrendo com a retenção de liquido massageie o tecido inchado de forma cuidadosa e com cuidado para que não cause ainda mais desconforto. Comece a massagem elevando para cima e para baixo na região que está afetada.

O ato de massagear fará com que a agua ou fluidos voltem a circular aliviando o tecido mole.

Faça você mesma: veja massagem que ajuda a desinchar as pernas e a barriga

Publicidade

Beba muita água o dia todo

Eu sei que pode parecer contraditório, entretanto a retenção de liquido ocorre porque o corpo sente a necessidade de reter todos os líquidos, para não faltar no corpo.

Quando você cria o hábito de consumir a quantidade correta de água seu corpo começa a se acostumar em receber aquela quantidade, e entende que não precisa mais guardar.

O ideal é consumir 2 litros de agua por dia, mas se você consome menos  que isso, comece aumentando 1 copo de agua por refeição.

7 sinais de que você está bebendo pouca água

Aviso:

Caso você sofra de transtornos hepáticos crônicos, evite o consumo excessivo de água no combate a retenção de liquido. Pois esse hábito pode ter um efeito negativo nos órgão que precisam processar a quantidade de liquido ingerida.

Cuide sempre da sua saúde, para aumentar sua qualidade de vida.

Continue nos acompanhando para mais dicas sobre saúde.

Publicidade