O Waze é amplamente reconhecido como o melhor aplicativo de GPS disponível para dispositivos móveis. Com foco voltado para a navegação em tempo real, o sistema é capaz de indicar situações de momento. Como obras na pista e interrupções no trânsito, por exemplo.

Com interface simples, que facilita a legibilidade enquanto dirige, o Waze se tornou extremamente popular mundo afora. Além das condições de tráfego, ele é capaz de indicar pontos de interesse e até mesmo apontar o preço do combustível nos postos.

Publicidade

Como funciona o Waze?

O aplicativo funciona basicamente de forma colaborativa, ou seja, a partir da interação dos próprios usuários. Até por isso, o Waze é considerado uma espécie de “rede social” dos aplicativos de GPS.

Sendo assim, os usuários podem reportar situações (acidentes, barreiras policiais e outras, por exemplo) que serão visualizadas por outros.

Como seu foco é a navegação em tempo real, este aplicativo buscará sempre a maneira mais rápida de se chegar ao destino desejado. Para isso, ele leva em consideração a situação do trânsito no caminho e todos os possíveis trajetos.

Integração e conectividade

O Waze possui recursos interessantes para quem prioriza a conectividade. Antes de mais nada, é possível vinculá-lo à sua conta no Facebook e seguir seus amigos que estão na plataforma.

Além disso, para quem não abre mão de ouvir música durante as viagens, há a possibilidade de integrar serviços de streaming ao Waze. Isso vale tanto para o Spotify quando o Deezer e até mesmo o Apple Music, dos dispositivos iOS.

Publicidade

Dessa forma, dá para controlar a reprodução das músicas do próprio app de navegação, facilitando a usabilidade.

waze
Foto: Thibault Penin/Unsplash

Características e configurações

O Waze se destaca principalmente em relação ao Google Maps, seu principal “concorrente” (entre aspas, pois ambos pertencem ao Google pela sua simplicidade na hora da navegação. Além disso, ele conta com uma boa dose de personalizar. Você sabia, por exemplo, que é possível mudar a voz das orientações do aplicativo?

Apesar da sua interface minimalista e que prioriza o uso enquanto dirige, o Waze requer que você esteja conectado à internet o tempo todo. Com isso, o aplicativo faz até sugestões de paradas durante a sua viagem. No quesito segurança, ele irá lhe alertar sempre que você estiver acima do limite de velocidade.

A exemplo do Maps, o Waze permite que você o opera por meio de comandos de voz. Para isso, há um botão de microfone, que irá dispensar a digitação, muito útil enquanto se dirige.

Publicidade

Por fim, no quesito personalização, além da voz é possível mudar o ícone do veículo, o avatar do seu perfil e até mesmo alternar entre os modos claro e escuro.

O Waze é gratuito e está disponível tanto para dispositivos Android quanto iOS.

Leia também: Moovit – veja como usar o app de transporte público

Você também concorda que o Waze é o melhor aplicativo de GPS? Saiba mais sobre outros apps que podem facilitar a sua vida no Go Play News!

 

Publicidade