VejChegou o momento de comprar seu primeiro automóvel ou trocar o seu que já anda um pouco capenga ou não atende mais às suas necessidades. O preço dos veículos não anda muito amigável, então, o jeito será investir em um usado. Por isso, você precisa saber se o carro já foi batido.

Essa informação é importante não só para o futuro proprietário, mas também para empresas que trabalham com compra e venda de usados. Isso porque, dependendo do estrago, o automóvel pode desvalorizar de 5 a 20% (danos leves a moderados).

Continua após a publicidade

Além disso, se você comprar um carro batido, pode ser que tenha problemas se for contratar seguro, pois algumas seguradoras não aceitam veículos sinistrados ou então os valores dos seguros para esses carros pode ser mais caro.

Mas você pode aprender algumas formas para saber se o carro já foi batido. Uma delas é uma avaliação física, e você pode contar com a ajuda de um mecânico de confiança para isso, por exemplo. Com isso, é importante prestar atenção em alguns sinais.

Veja como saber se o carro já foi batido

  • Faróis desalinhados podem indicar que houve batida de frente.
  • Folga entre o capô e o para-lamas podem sinalizar que já houve troca de peças.
  • Falta de etiquetas nas peças podem indicar que elas já não são as originais de fábrica.
  • Se o carro apresentar diferenças na tonalidade, ele pode ter sido pintado após uma batida. Uma dica é olhar o carro no sol, pois fica mais evidente.
  • Soldas ou cortes indicam que algum tipo de conserto foi feito.
  • Fique atento também a desalinhamentos de portas e porta-malas.
  • Ao dirigir o veículo, note se ele não mantêm linha reta na estrada, por exemplo, e se a suspensão parece instável.

É possível conferir de carro já foi batido consultando a placa

Outra forma de saber se o carro já se envolveu em um acidente, é realizando uma consulta pela plataforma Olho no Carro. A plataforma oferece dados de veículos tanto no site quanto em um aplicativo.

A versão gratuita traz pouquíssimas informações. Para relatórios mais completos, você precisará aderir a algumas das assinaturas dos planos ofertados.

carro já foi batido
Foto: FX Quadro/ Freepik

Porém, só dá pra se um carro já esteve envolvido em algum sinistro se o proprietário acionou a seguradora após o acidente. Caso contrário, o sistema não tem acesso a informações.

Além de informações sobre sinistros, os usuários também podem conferir dados sobre multas ou impostos em aberto, furto ou roubo, ou passagem por leilão.

Mas o app mostra apenas as informações que tiverem algum tipo de registro, e isso inclui, além de seguros acionados, também outros documentos ou boletins de ocorrência, por exemplo.

Como instalar e usar o aplicativo Olho no Carro

Você pode usar o app pelo site ou pelo app. Para instalá-lo no celular, basta acessar a Google Play ou a App Play da Apple. Então, siga os seguintes passos:

  1. Crie uma conta, preenchendo os dados solicitados;
  2. O app disponibiliza assinaturas mensais e consultas avulsas. Escolha o plano que deseja assinar ou a consulta que deseja contratar;
  3. Você pode ainda adquirir créditos e usar cupons;
  4. Role a tela para baixo, selecione o que quer consultar, insira a placa ou o chassi, siga o passo a passo indicado na tela e vá em Consultar.

Acesse a plataforma: Olho no Carro.

Leia também: Problemas no carro? Identifique antes de levar no mecânico

Continue acessando o Go Play News.