Para saber com exatidão se sua joia é verdadeira, o ideal é levar para um ourives avaliar. Certamente, o profissional especializado na confecção ou manutenção de joias terá as ferramentas e produtos certos para isso.

Mas, se antes você quiser fazer uma tentativa curiosa de descobrir se seus adereços são feitos de ouro, por exemplo, pode contar com as facilidades possibilitadas por tecnologias que usamos no dia a dia.

Existem alguns aplicativos que prometem ajudar a detectar ouro e outros metais. Com eles, você transforma seu smartphone em uma ferramenta para verificar se aquele anel de família, aquele brinco que você comprou ou uma corrente que ganhou são mesmo de ouro.

Continua após a publicidade

Saber se uma joia é verdadeira ajuda na compra e na venda

Fazer esse tipo de verificação lhe ajuda, por exemplo, a não ser enganado na hora de adquirir uma joia ou a estimar o valor de uma peça antiga caso deseje vendê-la. Além disso, pode auxiliar até mesmo na busca de uma peça perdida.

Confira alguns aplicativos que ajudam nessas tarefas:

Detector de Metais e Ouro

Este app para Android ajuda a saber se a joia é verdadeira, feita de ouro ou prata. Uma vez que o aplicativo foi instalado no celular, ao ser ativado ele funciona integrado ao sensor de campo magnético integrado do aparelho.

Então, assim que você aproxima a peça que deseja saber se é de ouro do seu smartphone, o app mostrará o nível do campo magnético em μT (microtesla).

Quanto maior o valor do campo magnético, maiores serão as chances de o metal ser encontrado. Se for mesmo de ouro, o detector emitirá um sinal sonoro.

Gold and Metal Detector

Gold Detector & Metal Detector também foi desenvolvido para Android. Ele funciona de forma semelhante ao app anterior: basta baixá-lo no celular e ativá-lo para verificar se a joia é verdadeira.

Além disso, ele mostra gráficos de intensidade e promete detectar também outros tipos de metais, em um alcance de até 30 cm, inclusive através de paredes.

Detector de Metais Inteligente

Já o Detector de Metais Inteligente está entre os apps para mostrar se a joia é verdadeira desenvolvida para aparelhos com sistema iOS. Como os “primos” para Android, o uso e funcionamento são simples.

Assim como os outros, ele mede o valor do campo magnético por meio de um sensor magnético no smartphone. Com o app, você também pode encontrar metais através de paredes e pisos. Dá até pra brincar de caça ao tesouro!

Metal Detector & Gold Finder

Outro aplicativo com a mesma finalidade para iOS é o Metal Detector & Gold Finder. Ele não só te ajuda a saber se a joia é verdadeira, com a detecção digital de metais, mas também oferece bússola digital e suporte multilíngue.

O aplicativo dispara um alarme vibratório quando está ativo próximo a metais e ainda conserva o histórico de suas pesquisas.

Já sua bússola digital tem a capacidade de mostrar Norte Verdadeiro, nível, potência do campo magnético e ângulo de inclinação do dispositivo.

Vantagens e limitações destes apps

joia é verdadeira
Foto: Freepik

Como já foi dito, o ideal para detectar ouro com precisão é levando a um especialista de confiança. Isso porque os aplicativos tem várias vantagens, mas também apresentam limitações.

Vantagens

  • Facilidade de uso, com interfaces intuitivas e simples.
  • Poder testar a autenticidade de um colar em qualquer lugar.
  • Fácil acesso e nenhum ou baixo custo.
  • Versatilidade para testar a presença de diversos metais.
  • Rapidez para fazer detecções emergenciais (como no momento em que perder um anel, por exemplo).

Limitações

  • Eles não são 100% precisos, já que outros metais e eletrônicos próximos podem interferir nas leituras.
  • A maioria não detecta apenas ouro, mas vários metais. Portanto, não indicam exatamente se trata-se ou não de ouro.
  • A qualidade dos sensores magnéticos do seu celular interferem diretamente no funcionamento dos apps.
Baixe aqui os aplicativos:

Leia também: Ganhe produtos na Shopee – Clique e saiba como!

Continue acessando o Go Play News.