O período menstrual correspondente ao período durante o qual termina o ciclo ovulatório da mulher. Mais precisamente, referem-se à eliminação da parede interna do útero (endométrio), que ocorre quando a mulher não está grávida e, portanto, não houve fertilização.

Sua menstruação ocorre em média todos os meses da puberdade à menopausa e resulta em sangramento. Esta é a explicação científica.

Publicidade

Em termos de duração, abundância e possíveis sintomas que as acompanham, varia de mulher para mulher. O mesmo vale para a cor do sangramento, que pode variar dependendo se está no início ou no final do período, como também do seu estado de saúde.

Vermelho, bordô, marrom, podemos decifrar a cartela de cores.

Publicidade

O que a menstruação vermelha brilhante revela?

Te poupando do suspense, a cor vermelha “sangue”, o vermelho brilhante é o sinal de que está tudo bem. Em geral, esta é também a cor observada durante o segundo e terceiro dia de menstruação.

Publicidade

Também pode acontecer que o sangue contenha coágulos. Mas não entre em pânico, isso também é completamente normal: são pedaços de endométrio que são evacuados.

Se, entretanto, sua menstruação (mesmo em cores vermelhas brilhantes) for irregular ou sentir dores anormais, é melhor consultar um médico. Também, se notar corrimento vermelho brilhante fora da menstruação, pergunte a um especialista.

Menstruação marrom? Não entre em pânico!

Publicidade