Você já assistiu alguma partida de rugby ao vivo? Se a resposta for sim, com certeza ficou intrigado com as estratégias de jogo e ansioso por entender desse esporte dinâmico e apaixonante, pouco popular ainda no Brasil, mas crescente em número de participantes, desenvolvimento de ligas e clubes.
Para quem não conhece, o rugby tem duas modalidades principais: o tradicional, com 15 jogadores e o rugby de 7 jogadores. Se você conseguiu acompanhar algum jogo no ano passado da Copa do Mundo de Rugby, saiba que aquela modalidade é a de 15 jogadores.
As partidas são em dois tempos de 40 minutos cada uma e a pontuação principal é o chamado try, que vale cinco pontos – quando o jogador apoia a bola no chão da chamada zona in-goal, ou seja, no fundo do campo.
Quando a equipe faz um try, ela tem direito a um chute de conversão e pode ganhar mais dois pontos. Para isso, a bola precisa passar pelo “H”. Outra maneira de fazer pontos é no drop goal, o que significa um chute em momento, que pode ser dado a qualquer momento do jogo. Neste caso, a bola também deve passar entre o “H”.
Ainda sobre as regras, o tackle é quando um jogador derruba o adversário. Mas só quem segura a bola pode ser derrubado e a bola só pode ser passada para frente a partir de um chute, nunca por lançamentos.
Ficou curioso para conhecer mais sobre o esporte? Então, que tal começar acompanhar as partidas? Abaixo, vamos ter dar três opções.
Assista a partidas de rugby ao vivo
1. Major League Rugby
Primeiramente, destacamos o aplicativo Major League Rugby, a plataforma da principal liga profissional de rugby dos Estados Unidos e Canadá.
Com essa ferramenta, você pode assistir aos jogos de rugby ao vivo em todas as temporadas da liga, além de acompanhar resultados em tempo real, acessar estatísticas etc. O aplicativo é gratuito, mas se você quiser acompanhar os jogos, precisará de uma assinatura.
2. ESPN e Star+
Outras opções são o canal ESPN e o serviço de streaming Star+. Na última Copa do Mundo de Rugby, a Disney teve exclusividade na transmissão para o Brasil.
E se você acompanha esportes de uma maneira geral, deve saber que a ESPN tem destaque quando o assunto é esportes, incluindo o rugby, assim como o Star+, que costuma cobrir eventos internacionais e competições de alto nível.
No entanto, ambos os canais são de tv por assinatura, o que significa que você precisa assinar algum pacote para ter acesso.
3. The Rugby Network
Por fim, uma terceira opção (que poderia muito bem ser a primeira) é o aplicativo The Rugby Network, a plataforma de streaming oficial da Major League Rugby e da Premiership Rugby, que transmite jogos de rugby ao vivo e sob demanda.
É conhecida como a maior plataforma do esporte, pois oferece uma grande quantidade de conteúdo, que vai das transmissões dos jogos ao vivo até análises de especialistas. Uma de suas características únicas é o foco na criação de uma comunidade global de fãs do rugby, com espaço para interação entre os usuários e troca de opiniões sobre o esporte.
Sete curiosidades sobre o rugby
- O rugby é conhecido por seu respeito entre os atletas e a arbitragem.
- É também um esporte de intensa estratégia territorial e criação de espaços.
- Surgiu na Inglaterra no século XIX
- Tem tradição em países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Inglaterra, França e países do Pacífico Sul.
- No Brasil, a história do rugby se entrelaça com a chegada do futebol e as seleções se chamam Tupis (masculina) e Yaras (feminina).
- A última Copa do Mundo de Rugby de 15 jogadores foi realizada em 2023 na França, onde a África do Sul conquistou o tetracampeonato.
- A final da Copa do Mundo foi disputada com a Nova Zelândia, que também era tricampeã (a única do lado da África do Sul).
Faça o download
Leia também Assista todas as novelas do SBT!
Gostou deste conteúdo? Continue navegando por aqui!