O GPS para caminhão ou caminhoneiros é algo que veio para ficar. Afinal, fazer transporte no tempo mínimo e com máxima segurança são essenciais nos dias de hoje, onde as empresas exigem profissionais cada vez mais ágeis.

As entregas têm papel fundamental na economia brasileira e mundial, especialmente nesse cenário crescente de demanda por comércio eletrônico. Assim, os caminhoneiros são o elo entre os consumidores e produtos.

Por outro lado, dirigir um caminhão é uma tarefa desafiadora, especialmente quando se trata de encontrar as melhores rotas para se chegar ao destino.

Continua após a publicidade

A boa notícia está mais uma vez no avanço da tecnologia. Os aplicativos de GPS tornaram a tarefa de dirigir um caminhão mais fácil e segura.

Essas ferramentas não apenas ajudam os motoristas e encontrar o caminho certo, mas oferecem informações em tempo real sobre o trânsito, condições das estradas e até alertam sobre acidentes ou áreas mais perigosas.

Alguns possuem ainda uma verdadeira comunidade, onde um motorista ajuda o outro, tudo em tempo real.

Vamos conhecer três dessas maravilhas da tecnologia?

Aplicativo de GPS para caminhão

Sygic

Primeiramente, destacamos o Sygic, que é um dos principais aplicativos de GPS para caminhões, conhecido principalmente por sua precisão e funcionalidades. Sabe quando você está próximo do destino e o sinal de GPS se perde?

Com esse aplicativo isso não acontecerá, pois ele oferece mapas offline detalhados, pensando justamente em possíveis falhas do sinal de cobertura de internet. Esse diferencial dá mais segurança ao motorista, garantindo acesso a informações mesmo em locais remotos.

O aplicativo também tem recursos que facilitam o trabalho do caminhoneiro, tais como informações sobre limites de peso, altura e largura de vias e viadutos.

Isso impede um caminhão de ficar “preso” em uma ponte, por exemplo, porque não consegue atravessar. A ferramenta inclui também alertas de tráfego em tempo real, o que permite alteração nas rotas quando necessário para evitar congestionamentos e tempo de estrada a mais.

Waze

O Waze é um dos mais famosos aplicativos de GPS, cuja abordagem tem como base a comunidade de usuários. Como citamos no início, é o tipo de aplicativo onde os usuários colaboram entre si para garantir informações atualizadas sobre as condições de trânsito, acidentes ou qualquer outro obstáculo na estrada.

Para caminhoneiros, isso significa economia de tempo e mudanças de rotas planejadas em tempo hábil para se evitar prejuízo.

O aplicativo também inclui recursos como alertas de velocidade, avisando os motoristas sobre limites de velocidade e radares de velocidade ao longo do caminho.

GPS para caminhão
Use aplicativos de GPS para caminhão e chegue em segurança ao destino (Foto: Lê Minh/Pexels)

Google Maps

Por fim, o Google Maps é um dos mais conhecidos porque, além de ser confiável, tem integração com outros serviços do Google, sendo uma escolha bem popular de caminhoneiros e motoristas.

Antes de tudo, você consegue escolher o melhor trajeto, com base na distância e tempo de percurso, e assim que seleciona o destino tem a navegação orientada por voz passo a passo, o que facilita a concentração enquanto se está na estrada.

Para motoristas de caminhão, mais especificamente, o aplicativo traz informações úteis sobre tráfego em tempo real, bem como rotas alternativas quando há congestionamentos ou obras na estrada.

Ele também permite aos usuários a visualização de imagens de satélite e a ter uma visão clara das condições das estradas antes de planejar uma rota.

Leia também Como saber se o carro já foi batido?

Gostou deste conteúdo? Continue navegando por aqui!