Quem nunca ouviu ou passou por isso? Uma cena arrepiante, ainda mais apavorante do que as que costuma ver em filmes de terror, ocorre quando adormece e muitas vezes não sabe se o que está acontecendo ao seu redor é verdade ou não.

Muitos atribuem isso a aparições fantasmagóricas – almas ou demônios –  no entanto, esses ‘pesadelos’ têm sido considerados um distúrbio do sono denominado: paralisia do sono.

Continua após a publicidade

Mas o que realmente é paralisia do sono?

É classificada como uma deficiência temporária de qualquer tipo de movimento voluntário, que geralmente ocorre enquanto estamos entre o estado de sono e vigília. 

Continua após a publicidade

Pode ocorrer antes de dormir ou ao tentar acordar e muitas vezes é acompanhada por uma sensação terrível e sufocante de angústia, medo e mal-estar.

Quem já viveu afirma ter consciência do que aconteceu, mas descobriu que não conseguia se mexer, falar e em alguns casos abrir os olhos. O que leva à ansiedade.

Continua após a publicidade

Como se não bastasse no estado entre o sono e a vigília, as pessoas que passam por esse episódio apresentam alucinações auditivas e visuais e coincidem com terem sentido uma presença sobrenatural.