Hoje em dia, várias pessoas estão deixando de ter o hábito de cuidar dos dentes e da saúde bucal. Por isso, existe um programa para ajudar essas pessoas a conseguir um Implante dentário pelo SUS.

Apesar de ser algo extremamente essencial, na maioria das vezes, esse tipo de tratamento pode ser um pouco caro e muitos não tem condições de fazer ou preferem deixar para depois.

Mas, você sabia que é preciso realizar a manutenção dos dentes e limpezas, no mínimo 1 vez à cada 6 meses? Isso os especialistas indicam para ter os dentes e uma boca saudável, inibindo doenças como gengivite e outras.

Continua após a publicidade

Entretanto, muitos não conseguem fazer esses procedimentos. Mas você sabia que é possível realizar tratamentos e até mesmo implantes dentários pelo SUS totalmente de graça? Sim, é isso mesmo.

Por isso, neste artigo iremos falar sobre como funciona os Implantes dentários pelo SUS e como realizar o cadastro para conseguir acessar esse tipo de serviço através do Projeto Brasil Sorridente, confira a seguir.

Implantes dentários pelo SUS: Veja como solicitar de graça

Para conseguir realizar os procedimentos como tratamentos odontológicos e implantes dentários de maneira barata e acessível, você pode procurar por projetos sociais existentes na sua região. Esses projetos são conhecidos como Projeto Brasil Sorridente.

No Projeto Brasil Sorridente é possível se inscrever e caso você esteja de acordo com alguns pré-requisitos para participar, já será possível iniciar o atendimento, agendar consultas e escolher em qual unidade você gostaria que o seu tratamento e implante dentário pelo SUS fosse realizado.

Continua após a publicidade

O tratamento odontológico para aqueles que querem realizar um implante dentário, geralmente são bem caros para algumas pessoas, caso seja em clínicas particulares.

Por causa disso, existem projetos, como o Projeto Brasil Sorridente, onde as pessoas de baixa renda conseguem realizar esse tipo de tratamento, sem nenhum custo ou por valores mais acessíveis.

Como participar e conseguir Implantes dentários pelo SUS?

Para ter direito à esses tipos de serviços odontológico e outros através do SUS, basta procurar o Sistema Único de Saúde da sua cidade ou região e verificar se há algum projeto e se é possível se inscrever para ter direito à tratamentos e implantes dentários pelo SUS.

Atualmente, o Projeto Brasil Sorridente, que foi lançado em 2003, pelo Ministério da Saúde, possui serviços odontológicos destinados à famílias de baixa renda e que participam e algum projeto social do Governo Federal.

No Projeto Brasil Sorridente, você encontra os serviços disponíveis: limpezas, cirurgias, extrações, aplicações de flúor, exames bucais, tratamentos de cáries, restaurações, implantes dentários e outros tipos de tratamentos dentários que podem ser considerados caros para muitas pessoas.

Por esse motivo, o Projeto Brasil Sorridente surgiu para que muitas famílias que não tem condições financeiras, possam ter acesso à esse tipo de assistência dentária sem nenhum custo.

Por isso, muitos que já fazem parte de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo, têm direito a participar desses projetos e conseguir realizar implantes dentários pelo SUS.

Continua após a publicidade

Todos podem participar, mas, aqueles que pertencem à famílias de baixa renda têm prioridade. Para participar é necessário se cadastrar no site oficial do Projeto Brasil Sorridente e verificar se o projeto está disponível na sua cidade e região e verificar quais serviços possuem vagas.

Mas, é importante ressaltar que caso possuam vagas disponíveis, basta agendar uma consulta e apresentar o seu cartão do SUS para que possa ter direito ao tratamento gratuitamente.

Para saber mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Projeto Brasil Sorridente e como conseguir realizar implantes dentários pelo SUS, acesse o site oficial ou busque uma Unidade do SUS da sua região.