Comprar um veículo, um imóvel, um móvel novo ou ainda investir em estudos e viagens, utilizando recursos de bancos e financeiras, hoje em dia está mais fácil com a tecnologia. Além de muitas vezes conseguir uma operação de crédito sem sequer sair de casa, por meio de aplicativos, você pode simular financiamento e empréstimos antes de contratar esses serviços.

Essas plataformas auxiliam os usuários na organização das finanças, o que convenhamos, nem sempre é uma tarefa fácil, e dão suporte para a tomada de decisões sérias, como um financiamento, com destaque para os de longo prazo.

Continua após a publicidade

Nessa hora, quanto mais informações você tiver sobre a operação, mais segurança terá e menos surpresas desagradáveis.

Mas como simular financiamento com aplicativo?

Um dos aplicativos disponíveis no mercado é o CredCalc, uma plataforma que te auxilia a simular financiamento e empréstimos.

Com esse app, você tem informações que te ajudam a tomar decisão, com simulações de empréstimo pessoal, financiamento de veículo, financiamento de imóvel e calculadora para outras finalidades.

Continua após a publicidade

Seu uso é bem simples. Você baixa o app no celular e seleciona o tipo de simulação que quer fazer. Depois, informa o valor a ser tomado, os juros e o número de parcelas.

Além disso, você simula o tipo de amortização que deseja – se será pelo sistema Price (parcelas fixas) ou SAC (parcelas variáveis e decrescentes).

Transparência

Uma das vantagens desses aplicativos de simulação, acima de tudo, é a transparência nos números. Essas ferramentas mostram, primordialmente, detalhes financeiros, como taxas adicionais, informações essas, muitas vezes, omitidas pelos bancos ou financeiras no momento da contratação.

O aplicativo traz ainda explicações sobre os dois sistemas de amortização (Price e SAC) e como eles influenciam no saldo devedor, sobretudo numa linguagem clara para quem não é da área de finanças.

Outra vantagem é a possibilidade de você comparar o que cada instituição financeira oferece, sem precisar fazer qualquer cadastro ou ir pessoalmente. Inclusive, a pesquisa e comparação dos juros e serviços contratados são recomendações do Procon-SP, órgão de proteção e defesa do consumidor, em cartilha específica sobre crédito.

Continua após a publicidade
CredCalc: o app que simula financiamentos
Use o CrecCalc para simular financiamento e empréstimos (Imagem: Divulgação)

Outras dicas

  • Pesquise no site do Banco Central ou telefone 145 se a empresa com quem você está negociando está autorizada a realizar empréstimos;
  • Procure contratar empréstimos pessoalmente;
  • Analise seu orçamento e o valor das parcelas para não se endividar;
  • Evite fechar contratos por impulso;
  • Use o app CredCalc, que é gratuito;
  • Guarde todas as informações passadas, mesmo que seja por material publicitário. Elas devem ser integralmente cumpridas.
Como ter acesso?

Em resumo, o app é muito fácil de usar e intuitivo. O acesso pode ser feito por meio de celulares com sistema Android e computadores (Windows e MAC).

Leia também Aplicativo para controle financeiro

Gosta de dicas de finanças? Leia mais artigos sobre o tema no Go Play News