O reino animal é incrível e pode-se aprender muitos fatos curiosos e incríveis com ele, mais típicos de um livro de ficção científica do que da realidade. Existem animais com peculiaridades surpreendentes, que qualquer amante dos animais certamente desejará conhecer.

Neste artigo você descobrirá uma lista de 10 curiosidades sobre animais que vão te surpreender. Como, por exemplo, você sabe qual é o animal que possui um radar elétrico? Você vai descobrir a resposta a essa pergunta e mais algumas das maravilhas escondidas na fauna do planeta Terra. Se quiser saber um pouco mais, não perca este artigo!

Publicidade

1 – Qual animal dorme mais?

Dormir é uma necessidade comum a todos os seres vivos, pois disso depende o aprendizado e a capacidade de recuperação de energia. No entanto, no reino animal existem algumas espécies que têm um amor pelo descanso, como os gatos, que dormem de 16 a 20 horas por dia.

Outros animais adormecidos são a preguiça (ordem folívora), que dorme cerca de 20 horas por dia, e o coala (Phascolarctos cinereus), que passa 22 horas por dia descansando. Isso contrasta com o que acontece em outras espécies, como no caso das girafas. A girafa só dorme entre 20 minutos e 2 horas por dia.

Publicidade

2 – Os olhares mais profundos do mundo animal

A visão é um dos sentidos mais importantes para alguns animais. Você sabe qual animal tem os maiores olhos do mundo? Esta é a lula gigante (Architeuthis dux), pois seus globos oculares atingem 28-30 centímetros. Porém, se falar das espécies em que os olhos são maiores que o resto do corpo, a tarefa de decretar um vencedor torna-se um pouco mais complicada.

Publicidade

Há opiniões conflitantes sobre isso, mas a maioria concorda que há duas espécies que contêm essa primazia: os crustáceos transparentes do gênero Cystisoma e Paraphromina, já que seus olhos ocupam 25 e 45 por cento do corpo, respectivamente, e o társido (Tarsius bancanus), um primata asiático cujos olhos medem 16 milímetros em um corpo que atinge apenas 10 centímetros de altura.

Publicidade