Carregar seu celular com energia solar nunca foi tão útil, principalmente numa época em que são discutidas medidas ambientais.

Afinal, com as quedas de energia que acontecem com cada vez mais frequência no Brasil, essa pode ser a solução para quem precisa usar o aparelho no dia a dia sem precisar ligar na tomada.

Por isso, se você quer saber como carregar celular com energia solar, confira as dicas que preparamos para você. Veja!

Continua após a publicidade

Como carregar celular com energia solar

A energia solar portátil é uma nova forma de se manter conectado mesmo longe das tomadas.

Ainda não é o fim do convencional carregador de celular, mas o carregador solar para celular, com sua tecnologia e o avanço da usabilidade de energia solar, prometem um futuro onde procurar uma tomada para dar carga à bateria de um telefone não será uma preocupação.

Que a captação de energia solar tem se difundido cada vez mais, e que esse recurso natural renovável tem sido extremamente incentivado como iniciativa sustentável não é novidade.

Mas, a ideia de um gerador de energia solar, capaz de carregar um celular até seu nível máximo de bateria, é uma realidade ainda mais empolgante, aproximando a tecnologia do indivíduo.

Como funciona o carregador solar?

Na prática, o carregador solar para celular funciona como qualquer outro carregador portátil, ou seja, uma bateria solar armazena determinada carga de energia, que posteriormente é repassada para a bateria do celular, assim que ele é conectado por um cabo micro USB.

Continua após a publicidade

Além disso, o dispositivo pode ser carregado na rua, até mesmo em movimento, dependendo da posição do sol.

Quais os diferenciais do carregador solar?

O diferencial do carregador com energia solar para celular é que o mesmo possui uma placa fotovoltaica, geralmente do tamanho do próprio dispositivo, que é carregada com energia solar sempre que está exposta à irradiação do sol.

A intensidade do carregamento costuma se atrelar à captação de energia solar, por exemplo, dias nublados tendem a carregar o dispositivo mais lentamente do que os dias com muita incidência solar.

Aplicativo para carregar celular com energia solar? ( Imagem: Freepik)
Aplicativo para carregar celular com energia solar? ( Imagem: Freepik)
Qual a autonomia do carregador solar?

Quanto à autonomia, depende muito do modelo em questão.

De maneira geral, a maioria dos modelos de carregador solar garante, no mínimo, uma carga completa da bateria de um aparelho celular padrão.

A principal vantagem é a possibilidade de recarregar o dispositivo através do painel fotovoltaico, mesmo sem voltar para casa.

O carregador solar de bateria chegou ao mercado com um preço bastante competitivo, o que o torna ainda mais atraente para o consumidor.

Continua após a publicidade

Já existem diferentes modelos de carregador solar, com diferentes níveis de acabamento, duração e velocidade de carregamento, fatores que costumam influenciar o preço final do produto.

Como escolher o melhor carregador?

Ao escolher um carregador solar portátil, considere a capacidade de carga, a eficiência solar, o peso e a portabilidade.

Optar por marcas confiáveis e ler avaliações de usuários também pode ajudar na decisão.

Apps de carregamento solar: SolarBattery

  • SolarBattery: Esse aplicativo oferece uma solução inteligente para monitorar e gerenciar a energia solar do seu dispositivo.
  • Com recursos intuitivos e uma interface amigável, o SolarBattery permite que você acompanhe o desempenho do seu carregador solar em tempo real, otimizando assim a eficiência do seu carregamento. Disponível apenas para iOS.
Links para download:

Veja também: Aplicativos grátis que faz raio-x pelo celular

Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre esse assunto, é só seguir essas dicas e aproveitar!

Continue navegando com a gente!