Muitos brasileiros quando completam a maioridade sonham em tirar a carteira de motorista, sua habilitação, também conhecida como CNH. Porém, o primeiro desafio a ser encarado nesse processo é a prova teórica, onde os futuros condutores precisam demonstrar todo o seu conhecimento teórico sobre as regras de trânsito. 

No entanto, o site do Detran oferece um simulado onde é possível treinar e se preparar melhor para a prova teórica do Detran, reduzindo assim os riscos de uma possível reprovação.

Se você deseja ser aprovado nessa fase tão importante, veja como fazer o simulado do Detran e se preparar melhor para a prova teórica.

Publicidade

O que o simulado do Detran oferece?

O simulado oferece ao condutor basicamente uma espécie de réplica do que acontece no dia da prova teórica.

Ou seja, é disponibilizado conteúdos que são abordados nas provas, além do tempo aplicado no simulado que é exatamente o mesmo do dia da prova.

Assim, o candidato precisa responder todas as questões no tempo máximo de até 40 minutos, mesmo tempo permitido no dia do exame oficial do Detran. 

Exatamente por isso, é importante realizar os simulados disponíveis.

Afinal, além de testar o emocional para esse momento fundamental para as próximas etapas, o candidato ainda irá treinar os seus conhecimentos específicos já que o conteúdo aplicado é o mesmo do que será cobrado no dia do exame oficial do Detran.

Publicidade

Vale lembrar também que o exame teórico é o passo fundamental para o prosseguimento para a próxima etapa como às aulas práticas e conseguinte prova prática.

Por isso, é sempre recomendado se preparar melhor, ir utilizando o simulado oferecido pelo Detran, onde é possível tirar dúvidas sobre:

as normas de trânsito,
infrações,
legislação,
primeiros socorros,
entre outros.

Importante dizer ainda que, para ser aprovado na prova teórica do Detran, o futuro condutor deve ter, no mínimo, 21 acertos.

Imagem (Fonte: Google)

Como é dividida a prova teórica do Detran

Atualmente a prova do Detran é dividida da seguinte forma:

Publicidade

Legislação de trânsito – 18 questões;
Direção defensiva – 5 questões;
Primeiros socorros – 3 questões;
Cidadania e meio ambiente – 2 questões;
Mecânica básica de veículos – 2 questões

Por conta da grande carga teórica sobre assuntos diferentes do comum ao cotidiano da maioria das pessoas, no ato da matrícula na autoescola o futuro condutor recebe um material com todo o conteúdo abordado durante o curso teórico, para facilitar o estudo. 

Vale lembrar que, se o aluno for reprovado em um dos exames, é preciso pagar uma taxa para fazer novamente a prova. 

Como fazer o simulado do Detran

Para fazer o simulado e testar seus conhecimentos, é só acessar  https://www.detran.sp.gov.br/simulado e ler as recomendações indicadas no topo da página para iniciar seu teste. 

É recomendado antes de marcar sua prova teórica, aproveitar essa oportunidade do simulado online para testar seus conhecimentos e se preparar melhor para o exame teórico tão fundamental para as demais etapas, como dito anteriormente neste artigo.

Publicidade