Você já se perguntou quais são os animais com os maiores chifres do mundo? Veja neste artigo algumas informações sobre as espécies mais interessantes. Bom, se você pensou no veado, não há nenhuma menção aos chifres dele por aqui. Infelizmente alguns desses animais, justamente por seus belos chifres, estão ameaçados de extinção. Em algumas regiões, a caça furtiva ainda é uma prática muito difundida e pouco sancionada, e essas são as consequências.

Neste artigo você encontrará uma lista dos 10 animais com chifres mais longos do mundo, com algumas características interessantes sobre cada um deles. O último com certeza vai te surpreender!

Publicidade

1. Markhor (Capra falconeri)

O Markhor é uma grande espécie de cabra selvagem e é o animal nacional do Paquistão, embora seja comum em outros países como o Afeganistão ou a Índia. Infelizmente é uma espécie em extinção e está na lista vermelha da IUCN – International Union for Conservation of Nature.

A forma dos chifres do Markhor é muito peculiar, pois lembra a de um saca-rolhas. Tanto os machos como as fêmeas os possuem: se nos machos podem atingir mais de um metro e meio de comprimento, as fêmeas têm chifres que não ultrapassam 25 cm. Essas proeminências ósseas são extremamente curvas, com a base bem junta, mas com as extremidades voltadas para fora.

Publicidade

 

2. Saiga (Saiga tatarica)

A Saiga é um mamífero que pertence à família dos bovídeos. É um antílope com uma aparência realmente bizarra dada pelo formato do nariz: carnudo, grande e flexível, e acima de tudo em forma de uma espingarda de dois canos. Parece que essa estrutura nasal incomum serve para aquecer o ar no inverno e evitar a entrada de poeira nas estações quentes.

Publicidade

 

Os machos são maiores que as fêmeas e são os únicos com chifres, que infelizmente têm um valor muito alto na cultura da medicina chinesa, e por isso o animal é ameaçado pela caça ilegal. Os chifres são finos, alongados e têm forma de espiral.

Publicidade