Uma ferramenta que pode ser muito útil para um grande número de pessoas é um aplicativo para diabetes. Isso, porque essa doença requer uma série de cuidados por parte dos doentes, de forma que tenha que controlar e prevenir a piora do quadro. Além disso, é uma doença que já se tornou muito comum no Brasil, sendo a quarta maior causa de mortes por doença no país.

Dessa forma, um aplicativo para diabetes ajuda o usuário com muitas funcionalidades que tornam tudo muito mais fácil. Como, por exemplo, registrar os níveis de glicemia, ou ainda, calcular as doses de insulina de acordo com a receita médica de forma automática. Como é o caso do Glic, que além de tudo isso, possibilita uma rápida via de comunicação com uma equipe médica especializada.

Como funciona o aplicativo para medir a glicose

O app funciona com diversas funções como:

Publicidade

registrar os níveis de glicemia;
calcular automaticamente as doses de insulina de acordo com a receita médica;
possibilita uma rápida via de comunicação com uma equipe médica especializada, entre outras possibilidades.

Por outro lado, assim como o Glic, existem vários app’s que se pretendem ajudar o usuário com relação à saúde. 

Assim, é possível usar aplicativos variados como:

– meditação;
– exercícios físicos;
– e até de comidas saudáveis. 

Tudo como forma de facilitar a vida de quem deseja controlar a diabetes e aumentar a qualidade de vida, de forma complementar e multidisciplinar.

Imagem (Fonte: Google)

Como usar o app para diabetes – Glic

O Glic é um app para diabetes muito popular, pois proporciona uma série de funcionalidades que ajudam na rotina do diabético. 

Afinal, ele tem entre suas funções o registro dos níveis glicêmicos, o cálculo da dose de insulina, o número de doses necessárias de acordo com a prescrição médica, além de dados mostrados.

Publicidade

Por todas essas funções, o Glic é o único aplicativo para diabetes que foi recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, o que dá aos seus usuários muito mais segurança para controlar e não esquecer dos cuidados para controlar a diabetes.

Entre as funções do app, o Glic ainda oferece o alerta de hipoglicemia, quando lembra o usuário de tomar insulina ou se alimentar para controlar a glicemia. 

Além disso, o aplicativo ainda disponibiliza vários dados automáticos de acordo com o que foi colocado pelos usuários. 

Por isso, é importante destacar que o foco do app é no controle dos níveis de glicemia e na alimentação do usuário, porém o acompanhamento médico precisa ser mantido pelo paciente.

Como baixar e usar o aplicativo para diabetes

O aplicativo Glic está disponível no Google Play para usuários que possuem celular com Android, bem como para utilização em usuários que utilizam o sistema IOS e pode ser baixado de forma gratuita, ocupando cerca de 90 MB de espaço. 

Após realizar o download do Glic, é importante realizar o cadastro no primeiro acesso. Vale lembrar que, nesse primeiro momento, é preciso colocar os dados de acordo com a prescrição médica. 

Assim, o app consegue realizar os cálculos automáticos de acordo com a situação específica do usuário e às informações repassadas.

Publicidade

Após fazer o cadastro, é só fazer login e começar a colocar os próprios dados. Em seguida, o usuário precisa relatar a glicemia para que o aplicativo informe se há alguma correção necessária.

Em seguida, o usuário pode informar os alimentos que pretende consumir, para que o app calcule a dose de bólus que o usuário precisa. 

Por fim, o aplicativo ainda apresenta diversos relatórios, que podem ser muito bem usados pela equipe médica que acompanha o tratamento do usuário.

Outros app’s para ajudar na saúde

Também existem outros app’s no mercado que ajudam o usuário a cuidar da saúde, como é o caso do Receitas Fitness, que é um app que tem um variado catálogo com várias receitas de alimentação saudável com ingredientes fáceis de encontrar.

Por outro lado, também existem apps que são específicos para uma parte do corpo como, por exemplo, o Strech Exercises. Este app auxilia o usuário à fazer vários exercícios de alongamento, que são essenciais para manter o corpo em equilíbrio. Já para quem quer uma atividade mais relaxante, para descanso, também existem app’s que ajudam na meditação ou ioga, como é o caso do app Daily Yoga.

Dessa forma, hoje em dia, não existem mais desculpas para não cuidar da saúde, que é o bem mais precioso de todos. Seja com o uso de aplicativo para praticar exercícios, para diabetes, ou até mesmo para lembrar de tomar água na quantidade certa durante o dia.

Usar um aplicativo para diabetes é um ótimo auxílio para cuidar e controlar a diabetes. Contudo, apesar de bastante completos, esses app’s não substituem as visitas periódicas à um especialista.

Publicidade