Quem imaginou poder um dia tirar a sua carteira de motorista totalmente grátis, finalmente chegou a hora, hoje você pode conseguir a sua CNH SOCIAL totalmente gratuita.

A princípio o que antes parecia impossível pelo alto preço que atualmente se encontra, hoje é mais que possível e dessa forma iremos te ajudar a conseguir a sua CNH Social.

O que é a CNH Social?

Continua após a publicidade

O Governo Federal criou um programa CNH Social junto aos Estados Brasileiros, e também em parceria com o Detran de cada estado, aonde irá ser disponibilizado a possibilidade de poder tirar a sua carteira de motorista gratuitamente.

O Detran em parceria com algumas auto escolas e também clínicas aonde são feitos os exames teóricos, psicotécnicos e médicos oferecem a CNH desde o começo, até o final, sem custo algum para o beneficiado. Todo o custo é pago pelo Governo do Estado.

Portanto, essa proposta do Governo é de ajudar a população em conseguir melhorar a sua experiência no mercado de trabalho, dessa forma as pessoas tendo uma CNH pode ter mais chances de conseguir um emprego.

O programa é destinado, principalmente, para jovens que desejam tirar a sua primeira habilitação, e também para as pessoas cujo já tem a CNH, mas desejam trocar a categoria.

Para os jovens que desejam tirar a sua primeira CNH, as categorias disponibilizadas são “A” e “B”, e para quem já possui a CNH, o mesmo pode ser alterado para as categorias “C”, “D” e “E”.

O que está incluso na CNH Social?

Na CNH Social, está disponível todos os exames, sendo eles:

Continua após a publicidade
  • Exame médico;
  • Exame psicotécnico;
  • Prova teórica;
  • Curso CFC (Centro de Formação de Condutores);
  • Aulas práticas;
  • Até 3 reprovas (Disponível em alguns estados);
  • CNH (Categoria “A” e “B”);
  • Troca de categoria (“C”, “D” e “E”);

Entretanto, tudo será realizado junto a entidades parceiras e cadastradas no Detran de cada estado.

Quem pode participar do Programa CNH Social?

Para participar do programa e conseguir a CNH Social gratuita, você terá que se enquadrar em alguns requisitos, como:

  • Ser maior de idade (18 anos);
  • Você precisa saber ler e escrever (pois terá prova teórica);
  • Sua renda familiar não poderá ultrapassar mais de 2 salários mínimos;
  • Precisa fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único) ou participar de algum programa do Governo como o Bolsa Família por exemplo;
  • Precisará ter pelo menos um ano de carteira de trabalho (mesmo sendo Menor Aprendiz);
  • Poderá fazer parte os estudantes que estejam matriculados tanto na rede pública quanto na rede privada com bolsa integral;
  • Agricultores ou ex detentos que recebem até 2 salários mínimos;
  • Estudante que já concluíram seus cursos, porém ainda se encontram desempregados;

Se você atender a algum desses requisitos, você poderá fazer a solicitação da sua CNH Social.

Como solicitar a CNH Social?

Você precisa ter acesso à internet, um celular ou tablet, tendo alguns desses aparelhos é muito simples. Caso não tenha acesso à internet, você poderá procurar um órgão do governo que disponibiliza internet de graça, como o Poupa Tempo.

É importante ressaltar que o número de vagas e inscrições variam de acordo com o seu estado e por isso é sempre bom verificar as informações específicas de cada estado.

Para se inscrever, o candidato deve colocar o nome, data de nascimento, RG, CPF, nome da mãe e número de inscrição social (NIS/PIS/PASEP), após preencher os seus dados pessoais, você terá que preencher o endereço da sua residência, benefício do Bolsa Família (se faz parte do programa) e se for PCD (Pessoa Portadora de Deficiência), levar o laudo médico (apresentado no dia do exame médico).

A seleção dos beneficiários em alguns estados é realizada por meio de sorteio, já em outros estados é por meio de critérios, sendo eles: maior número de pessoas na família, menor renda, candidatos inscritos no programa do Governo(CadÚnido – Cadastro Único) e beneficiários do Bolsa Família.

Portanto, para saber se foi um dos sorteados para ter a CNH Social gratuitamente, você deverá consultar o site do DETRAN do seu estado, lá terá todas as informações e se for selecionado, no site também terá todas as informações sobre os horários, datas, locais dos cursos, exames e provas.

Para verificar se na sua cidade tem o programa CNH SOCIAL GRÁTIS, acesse no nome do seu estado e será direcionado ao DETRAN.

ACRE – ALAGOAS – AMAPÁ – AMAZONAS – BAHIA – CEARÁ – DISTRITO FEDERAL – ESPIRITO SANTO – GOIAS – MARANHÃO – MATO GROSSO – MATO GROSSO DO SUL – MINAS GERAIS – PARÁ – PARAÍBA – PARANÁ – PERNAMBUCO – PIAUÍ – RIO DE JANEIRO – RIO GRANDE DO NORTE – RIO GRANDE DO SUL – RONDÔNIA – RORAIMA – SANTA CATARINA – SÃO PAULO – SERGIPE – TOCANTINS.