Escutar música caipira é praticamente unanimidade entre as pessoas que gostam de música. Mesmo quem não é fã do estilo, respeita. Respeita as origens, as letras e o trabalho que nasceu do homem simples, no contexto rural, entre os camponeses e habitantes do interior, refletindo as vivências e tradições das mais diversas comunidades.

O trabalho no campo, o amor, as festas, lendas e costumes foram imortalizados em letras de músicas desse estilo que está enraizado na cultura brasileira. Junto com a viola caipira – como é conhecido o instrumento de cordas que dá o tom ao gênero – possui características próprias e sonoridade inconfundível. Sanfona e o acordeão trazem ainda mais identidade à música caipira.

De que me adianta viver na cidade / Se a felicidade não me acompanhar? / Adeus, paulistinha do meu coração / Lá pro meu sertão, eu quero voltar”.

Continua após a publicidade

Duvido que não tenha cantado junto esse trecho da música “Saudade de minha terra”, que traz nostalgia e saudade até mesmo em quem sempre morou ao lado de grandes prédios e em meio ao trânsito intenso.

Sou caipira/ Pirapora/ Nossa Senhora de Aparecida/ Ilumina a mina escura e funda/ O trem da minha vida (Romaria – Renato Teixeira)”;

Ó chalana sem querer tu aumentas a minha dor/ Nestas águas tão serenas vai levando o meu amor (Chalana – Almir Sater)”;

Nesta viola eu canto e gemo de verdade/ Cada toada representa uma saudade (Tristeza do Jeca – Tonico & Tinoco)”…

São muitas as canções e muitos os nomes. Renato Texeira, Almir Sater, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Chitãozinho e Xororó são apenas alguns dos grandes talentos que iniciaram e ainda mantêm vivo esse gênero musical até os dias atuais.

Aplicativos gratuitos para escutar música caipira

Com exceção de programas específicos de música caipira que ainda resistem nas rádios ou tvs, o estilo não está nos topos das paradas e raramente está nos programas ou horários de maior audiência.

Continua após a publicidade

Mas, com a tecnologia e os aplicativos, ficou bem mais fácil desfrutar dessas preciosidades a qualquer hora. Hoje, uma série de aplicativos de streaming de música oferecem amplo catálogo do gênero, permitindo que os usuários ouçam suas músicas favoritas sem custo algum.

Spotify

Primeiramente, vamos começar pelo Spotify, um dos aplicativos mais conhecidos por quem gosta de escutar música em geral, inclusive a música caipira. O serviço de streaming oferece grande coleção de faixas de diversos artistas do gênero e permite que o usuário crie suas próprias playlists. Com a ferramenta você pode também descobrir novas músicas por recomendação de quem também gosta do estilo e até acessar podcasts sobre música caipira.

Caso você queria se livrar das propagandas e ter acesso a mais recursos, como ouvir suas músicas favoritas mesmo sem internet, é preciso fazer uma assinatura.

Deezer

Nossa segunda indicação é o o Deezer, outra plataforma que disponibiliza uma ampla variedade de músicas caipiras para seus usuários.

A interface não é tão intuitiva quanto a do Spotify, mas não é algo difícil de se usar. Traz recursos de personalização de listas, permitindo que você encontre as músicas que mais lhe agrada e também novos artistas dentro do gênero.

escutar música caipira
Quem gosta de escutar música caipira certamente tem Tonico e Tinoco na playlist (Foto: Divulgação)

YouTube Music

Plataforma de streaming de música do YouTube, o YouTube Music também oferece muitas opções de músicas caipiras, com a vantagem de também ter os vídeos e performances ao vivo de artistas renomados.

Do mesmo modo que os dois anteriores, você pode criar suas próprias playlists. O aplicativo também disponibiliza conteúdos extras, como entrevistas com artistas.

Continua após a publicidade

Apple Musica

Quem usa o iPhone, a melhor escolha para escutar música caipira é o Apple Music. Disponibiliza catálogo com faixas e álbuns de artistas e conforme você navega e salva suas músicas favoritas, ele vai fazendo indicações.

Palco MP3

Por fim, além desses gigantes da indústria de streaming de música, há opções mais específicas para quem procura por músicas caipiras. O Palco MP3, por exemplo, se destaca por impulsionar artistas novos, que ainda não são conhecidos do público. São mais de 60 gêneros musicais para você personalizar com os que mais lhe agrada. Além das músicas, oferece podcasts. Tem interface simples e recursos para que você descubra os novos talentos.

Faça o download

Leia também Aplicativos para transformar celular em projetor

Gostou deste conteúdo? Continue navegando por aqui!