Se você quer reduzir a conta de luz, precisa saber como aparelhos smart podem ajudar na economia de energia.

Afinal, esses recursos ajudam você de um jeito simples e fácil no dia a dia.

Curtiu? Então, veja agora como aparelhos smart podem ajudar na economia de energia. Veja!

Publicidade

Afinal, como aparelhos smart podem ajudar na economia de energia?

Como aparelhos smart podem ajudar na economia de energia
(Foto: Samsung/Reprodução)

Em primeiro lugar, é bom destacar que os aparelhos smart, como termostatos, lâmpadas e eletrodomésticos inteligentes, são projetados para ajudar a economizar energia elétrica.

Dessa forma, isso pode resultar em uma redução significativa nas contas de luz ao final do mês.

Afinal, esses dispositivos usam tecnologia de automação para ajustar o consumo de energia com base no comportamento do usuário e nas condições ambientais.

Um termostato inteligente pode ajustar automaticamente a temperatura da casa com base no horário do dia e nas preferências do usuário. Dessa forma, isso reduz o uso desnecessário de energia quando ninguém está em casa ou durante a noite.

Por outro lado, muitos desses dispositivos são equipados com sensores e recursos que ajudam a monitorar o consumo de energia em tempo real.

Isso permite que os usuários identifiquem áreas onde podem reduzir o consumo de energia e fazer ajustes para economizar dinheiro.

Monitoramento de energia

Nesse sentido, a Samsung traz a tecnologia SmartThings, que permite monitoramento do consumo de energia de dispositivos individuais em tempo real, o que ajuda a identificar quais aparelhos estão consumindo mais energia e em quais horários.

Além disso, é possível fazer a troca de energia entre os aparelhos, de modo que aqueles que estão consumindo menos possam suprir os que estão consumindo mais.

Publicidade

Definição de metas de gastos

Outra funcionalidade interessante é a definição de metas de gastos de energia. Ou seja, com o uso da inteligência artificial, o SmartThings permite que o usuário defina uma meta de consumo diário de energia e compare com o uso previsto.

Dessa forma, caso a meta seja atingida, os dispositivos alternam para o modo de economia de energia, o que pode reduzir em até 21% o consumo mensal.

Economia de energia: redução na conta com ações simples da tecnologia

Apague as luzes

O SmartThings também permite o controle remoto de dispositivos, o que é especialmente útil para quem esquece de desligar as luzes ao sair de um cômodo.

Para isso, é só acessar o aplicativo e apagar as luzes de onde estiver.

Consumo inteligente de ar-condicionado

Além disso, se você utiliza ar-condicionado, o SmartThings pode ajudar a reduzir os custos de energia elétrica.

Afinal, você pode programar o aparelho para ligar alguns minutos antes de chegar em casa, de modo que a temperatura já esteja agradável quando você chegar.

Assim, evita-se que o ar-condicionado fique ligado o dia todo, mesmo quando não há ninguém em casa.

Publicidade

Integração com outros dispositivos inteligentes

Além disso, o SmartThings pode ser integrado a outros dispositivos inteligentes, como:

  • painéis solares e
  • sistemas de aquecimento de água, para maximizar o uso de energia limpa e reduzir ainda mais o consumo de energia elétrica da casa.
Outras formas de economizar energia

Vale destacar ainda que outra maneira como os dispositivos inteligentes podem ajudar a economizar nas contas de luz é permitindo o controle remoto dos aparelhos.

Por exemplo, um eletrodoméstico inteligente pode ser programado para ligar ou desligar em horários específicos ou ser controlado remotamente por meio de um aplicativo no celular.

Isso ajuda a evitar o desperdício de energia ao manter os aparelhos ligados desnecessariamente.

Em resumo, os aparelhos smart são projetados para tornar o consumo de energia mais eficiente e ajudar os usuários a reduzir suas contas de luz. Vale dizer que cada marca tem sua vantagem e forma de fazer isso. Neste artigo, focamos na Samsung, mas há outras fabricantes que também oferecem muitas vantagens nesse campo.

Eles oferecem recursos de automação, monitoramento e controle remoto que ajudam a otimizar o consumo de energia e evitar o desperdício, resultando em economias significativas no final do mês.

Veja também: Aprenda a ver stories do Instagram anonimamente

Dessa forma, agora que você sabe como usar aparelhos smart e ter uma economia de energia, é só seguir essas dicas e aproveitar!

Continue navegando com a gente!
Publicidade