Você já pensou ou teve vontade de aprender a costurar, mas achou que seria uma missão um tanto difícil?

E se eu te disser que já existem aplicativos que podem te ajudar e ainda, que são de graça?

Algumas pessoas são autodidatas, ou seja, têm capacidade de adquirir conhecimento e habilidades por conta própria, sem depender necessariamente de uma instrução formal. Para essas pessoas, a costura pode ser apenas uma curiosidade aprendida num piscar de olhos. O que não se aplica à maioria.

Continua após a publicidade

Agora, com ajuda de aplicativos, qualquer pessoa pode ser “autodidata” quando o tema é aprender a costurar. Vamos te apresentar cinco opções.

Aprender a costurar com aplicativos

1. Singer ajudando a costura

Primeiramente, apresentamos o aplicativo Singer ajudando a costura, desenvolvido por uma das principais marcas de máquinas de costura do mercado, especialmente para os que estão dando os primeiros passos na área.

O app é compatível com vários modelos de máquinas da marca e auxilia na hora de aprender uma costura de alta qualidade. Baixando o app, você tem acesso a tutoriais de costura personalizados para o seu modelo de máquina, com instruções passo a passo e animações intuitivas.

Baixe em Android e iOS

Aprender a costurar
Aplicativos ajudam usuário a aprender a costurar sem sair de casa (Foto: Singer/Divulgação)

2. Costura Fácil

Como o próprio nome diz, costurar se torna fácil com esse aplicativo de costura online, que ensina o passo a passo dessa habilidade, inclusive para quem quer fazer da confecção um negócio.

As aulas são divididas em tópicos, ensinando do básico, como fazer um molde, por exemplo, até técnicas mais avançadas, tudo para que o usuário consiga fazer peças de roupas sozinho.

Continua após a publicidade

Baixe em Android

3. Tutoriais aprender costura

Com nossa terceira dica de aplicativo, o Tutoriais aprender costura, você tem acesso a lições para aprender os materiais básicos para costura e as ferramentas que precisa começar a costurar, mesmo que nunca tenha manuseado uma agulha.

As dicas, inclusive, incluem também para costuras à mão, pois ter uma máquina não evita que você tenha que fazer alguns pontos usando apenas linha e agulha.

Baixe em Android

4. Fashion Design Flat Sketch

Ideal para aqueles que procuram inspiração para um novo projeto de costura, o aplicativo disponibiliza uma variedade de moldes para diferentes peças, incluindo camisas, saias, vestidos e muito mais. Além disso, oferece a opção de personalizar características como caimento e comprimento.

Tem interface simples e intuitiva, tornando o aplicativo acessível mesmo para aqueles que não são fluentes em inglês ou espanhol, os idiomas disponíveis na plataforma.

Baixe em Android

Continua após a publicidade

5. SOS Costura

Por fim, apresentamos um aplicativo do segmento de costura, mas para quem tem pressa em consertar as próprias roupas.

No app SOS Costura, você consegue agendar a visita de uma costureira. Ela vai até seu endereço, tira medidas e retorna com as roupas do jeito que você pediu. Quanto mais peças, maior é o desconto.

Baixe em Android

Leia também Aplicativos para bloquear chamadas indesejadas

Gostou desse artigo? Continue navegando por aqui, que tem muito mais dicas de aplicativos para você.