O espera por atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil é uma reclamação quase unânime entre seus usuários. No entanto, poucas pessoas sabem que é possível, inclusive, marcar consulta no SUS sem sair de casa, usando apenas o celular.

Trata-se do Conecte SUS, um aplicativo do governo federal que busca facilitar o acesso dos cidadãos a serviços relacionados à saúde. O app funciona como uma plataforma integrada que centraliza os dados de atendimento e histórico médico dos pacientes, proporcionando uma gestão eficiente para profissionais e gestores de saúde.

Continua após a publicidade

Essa integração visa agilizar o atendimento na rede pública, disponibilizando as informações tanto para os cidadãos quanto para os profissionais de saúde.

Continua após a publicidade

Com o aplicativo Conecte SUS, os usuários podem ter acesso a informações sobre sua saúde, consultar resultados de exames, agendar consultas e receber lembretes sobre vacinas, por exemplo.

Agende sua consulta no SUS

Agendar uma consulta pelo Conecte SUS é um procedimento simples, mas requer a criação de uma conta no site Gov.br, conforme é comum em outros serviços governamentais. Veja o passo a passo:

  • Antes de tudo, baixe o aplicativo em seu dispositivo Android ou iOS e instale-o;
  • Inicie o aplicativo e faça login utilizando suas credenciais do portal do governo, o gov.br. Isso requer que você tenha uma conta previamente criada;
  • Clique em “Autorizar” na tela de autorização para o uso de dados pessoais;
  • Leia os termos de uso e clique em “Aceito os termos”, se estiver de acordo;
  • Vá até a seção “Agendamento” no aplicativo e defina a data desejada, assim como o local para o atendimento;
  • Escolha uma unidade de saúde já cadastrada e uma data disponível.

Importante!

Consulta no SUS
Com aplicativo do governo federal você pode marcar consulta no SUS sem sair de casa (Foto: Agência Brasil/EBC)

Se não encontrar uma unidade de saúde cadastrada, você não terá acesso às opções de agendamento. Nesse caso, você precisa solicitar o cadastro de seus dados na Rede Nacional de Dados em Saúde. Esse procedimento é feito pela unidade básica de saúde do seu bairro.

Continua após a publicidade

Faça o download

Conecte SUS – Baixe em Android ou iOS

Leia também Aplicativos para checar se seu nome está limpo

Continue navegando por aqui, no GoPlay News!