Alongamento é um exercício voltado para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que, além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Sendo essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, qualquer pessoa pode fazer alongamento, independente da sua idade ou flexibilidade, até mesmo pessoas que apresentam algum problema específico, como LER (Lesões de Exercícios Repetitivos), podem se alongar, mas com menos intensidade.

Publicidade

Como fazer alongamento?

aplicativos alongamento
(Foto: Unsplash/Divulgação)

A respiração é fundamental, pois quando se respira fundo o relaxamento muscular aumenta e é ela que dá ritmo ao exercício. Por isso, ela deve ser lenta e profunda.

Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Respeitar os seus limites é a sua segunda fundamentação.

Regularidade e relaxamento são obrigatórios para um bom alongamento, pois consegue resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.

Publicidade

Os alongamentos, quando são feitos de maneira adequada trazem os seguintes benefícios:

  • Reduzem as tensões musculares;
  • Relaxam o corpo;
  • Deixam os movimentos mais soltos e leves;
  • Previnem lesões;
  • Preparam o corpo para atividades físicas;
  • Ativam a circulação.

Você sabia que existem aplicativos para te ajudar nesses exercícios?

O Sworkit Personal Trainer é um aplicativo que oferece vídeos de variados exercícios físicos separados por partes do corpo. Os treinamentos que podem variar entre força, cardio, ioga ou alongamento. A ferramenta permite personalizar os exercícios de forma que se encaixe à rotina da pessoa. Desta forma, você escolhe o tempo do exercício, que pode variar entre 5 e 60 minutos.

Já o Stretching Exercises, nos ensina a alongar os músculos tensos ou doloridos de forma saudável. Esse aplicativo tem um calendário que você pode usar para criar um programa de alongamento personalizado, bem como alongamentos para ajudá-lo a acordar de manhã e para relaxar à noite antes de dormir. Há também alongamentos para problemas ou situações específicas, como para um pescoço dolorido ou antes de uma corrida, entre outros.

Publicidade

E o melhor de tudo, eles estão disponíveis para iOS e Android. Confira!

Sworkit Personal Trainer (iOS, Android)

Stretching Exercises (iOS, Android)

Gostou das dicas? Então continue navegando no site da GloPlay News.

Publicidade